Revestimento

Nesta publicação irei  apresentar o que os geólogos vem descobrindo e divulgando sobre a Extração da Pedra São Tomé.

O que você precisa saber é que a Pedra São Tomé só pode ser extraída na cidade de São Tomé das Letras   porque é único local onde tem esse tipo de pedra.

A publicação foi organizada sobre a extração da Pedra São Tomé por cores.

Extração da pedra são tomé branca

Esta variedade de quartzito ocorre somente na cidade de São Tomé das Letras porque é uma cidade rica em pedras, por conta disso ela é a predominante sobre as demais variedades.

Nas frentes de lavra ocorrem intercalados aos quartzitos amarelos, sendo a passagem de um nível para outro marcado por contato brusco.

Possui uma estrutura foliada/laminada proeminente paralela a subparalela ao bandamento composicional.

Localmente observaram-se intercalados níveis com espessuras centimétricas a métrica apresentando estrutura maciça.

Os quais não são aproveitados na produção de placas, pois não desenvolverem os planos de partição.

Extração Pedra São Tomé

A rocha é composta essencialmente por quartzo (90-95%) e muscovita (5-10%), além de plagioclásio (tr), turmalina (tr), zircão (tr), magnetita (tr) e rutilo (tr).

O quartzo é o mineral predominante pois apresenta se sob a forma de grãos xenomórficos, com tamanho variando entre 0,1 e 0,5 mm.

Extração da pedra são tomé amarela

Os quartzitos amarelos afloram na cidade de São Tomé das Letras e na frente de lavra.

Essas rochas constituem os níveis mais superiores, portanto, mais susceptíveis aos processos de alteração devido à percolação de águas meteóricas.

A rocha possui coloração amarelada a levemente avermelhada, marcada pela presença da alteração/oxidação dos minerais opacos.

Portanto, exibe uma estrutura foliada/laminada bem proeminente paralela a subparalela ao bandamento composicional.

E as placas de rochas desta variedade apresentam pequenos desníveis dos leitos, caracterizando uma estratificação cruzada com mergulhos suaves.

É constituída essencialmente por quartzo (90-95%) e muscovita (5-10%) e como acessórios ocorrem biotita (tr), turmalina (tr), zircão (tr), magnetita (tr) e rutilo (tr).

Apresenta textura granoblástica fina com tamanhos dos grãos variando entre 0,1 e 0,6 mm.

Extração da pedra são tomé rosa

Os quartzitos róseos são observados nas extremidades das frentes de lavra em quantidades inferiores em relação aos níveis esbranquiçados e amarelados.

Normalmente encontram-se intercalados aos níveis amarelados, porque sua alternância é marcada pela mudança de coloração brusca.

Os níveis apresentam-se irregulares e descontínuos, pois assim inviabilizam uma padronização quanto às dimensões dos mesmos.

A rocha apresenta coloração róseo-clara e  exibe estrutura foliada/laminada pois é marcada pelo bandamento metamórfico paralelizada ao bandamento composicional.

É composta essencialmente por quartzo (90-95%) e muscovita (5-10%) e como mineralogia acessória zircão (tr), rutilo (tr) e magnetita (tr).

Não compre imitação

Fonte:

Documento – Aspectos Geológicos da Pedra São Tomé.