Decoração Revestimento

Conheça os tipos, formatos e cores da pedra São Tomé

Conheça os tipos, formatos e cores da pedra São Tomé

Pedra São Tomé

Quando o assunto é decoração de ambientes em áreas internas e externas, a Pedra São Tomé é a mais recomendada por decoradores e arquitetos, porque se trata de um mineral de quartzito alta durabilidade, beleza, sendo resistente ao atrito, não absolve calor, é antiderrapante, não descasca, não esfarela e ainda valoriza o investimento do seu imóvel.

Borda de piscina

Para borda de piscina São Tomé é oferecido três tipos de acabamentos: boleado, meio boleado e reto, facilitando assim a adequação do seu projeto sem precisar investir nada mais por isso. Produto de extrema beleza é atérmico e antiderrapante, oferecendo segurança para os usuários. Por isso, a borda é distribuída nas seguintes medidas: 57 x 57 cm, 47 x 47 cm, 37 x 37 cm, 30 x 30 cm, 27 x 57 cm, 22 x 47 cm, 17 x 37 cm e 15 x 30 cm, branca, amarela, mesclada e rosa.

Cacão ou lajão

O Cacão ou lajão de pedra São Tomé é muito resistente, sendo distribuído em tamanhos irregulares, nas cores: branca acinzentada, amarelada e rosada. São de 3 a 7 peças por m2, nos tamanhos aproximados: 40x50cm, 50x50cm, 40x60cm, 25x50cm, 30x60cm, porém pontiagudos e sempre em formatos irregulares, com espessura média entre 4 a 6 cm por peça, podendo ser aplicado com sucesso em jardins, ruas e calçamentos.

Caco são thomé

A pedra São Tomé caco oferece um ótimo acabamento em áreas internas e externas por um preço bem acessível. O Caco Pedra São Tomé é distribuído por m2, nas cores: branca, rosa e amarela, com tamanhos irregulares que podem ser aplicados com sucesso em: calçamentos, muros, quintais e piscinas. Produto de extrema beleza é atérmico, de baixa absorção e de alta durabilidade.

Pedra Canjiquinha

A Pedra Canjiquinha é utilizada na decoração de ambientes internos e externos, oferecem do um excelente acabamento. Produto de qualidade de exportação, o Filete de Pedra São Tomé é distribuído nas cores: branca e amarelada. Trata-se de um produto de alta durabilidade e com preço bem acessível, podendo ser aplicados em salas de estar, lareiras, cozinhas, churrasqueiras, outros.

Mosaico

Mosaico pedra são tomé oferece um excelente acabamento e é distribuído nos seguintes tamanhos: 10 x 10 cm, 10 x 20 cm e 20 x 20 cm, nas cores: branca e amarela, com preço por m2. É aplicado com sucesso em fachadas, salas de estar, paredes, cozinha, escadarias, outros.

Rodapé

Rodapé Pedra São Tomé oferece excelente acabamento em escadarias ou em áreas externas quando aplicados como degraus. É um produto de alto padrão de qualidade, de extrema resistência, indicado para escadarias, áreas de passeios, estacionamentos. O rodapé é distribuído por mt linear nas cores: branca, rosa e amarela e seu preço é bem acessível.

Serrada

Pedra serrada São Tomé faz parte de um acabamento do tipo Refinado que, além de oferecermos um produto alta durabilidade e baixa absorção, já sabemos que a pedra tem características atérmica e antiderrapante, podendo ser aplicada com sucesso em áreas internas e externas, sendo distribuída nos tamanhos de: 57 x 57 cm, 47 x 47 cm, 37 x 57 cm, 37 x 37 cm, 27 x 57 cm, 22 x 47 cm, 17 x 37 cm e 15 x 30 cm e nas cores: branca, amarela, mesclada e rosa.

COMO LIMPAR | COMO REVESTIR

Revestimento

Pedras São Tomé Caco – Aprenda como assentar nesta videoaula

Pedras São Tomé Caco

Pedras São Tomé Caco são distribuídos por m2, nas cores: branca e amarela, com tamanhos irregulares que podem ser aplicados em: calçamentos, muros e piscinas. Nesta publicação você pode aprender como assentar ou revestir paredes com filete, caco e mosaico são tomé.

O que você vai aprender nesta videoaula?

– Quais materiais são necessários,
– Como preparar a massa,
– Como escolher a pedra ideal,
– Como revestir paredes com filete, caco e mosaico são tomé.

Uma das características marcantes do Caco São Tomé é que ele é antiderrapante e atérmico, garantindo segurança e conforto para os pés de pessoas de todas as idades, por isso, o caco é o produto mais indicado para aplicação em piscinas.

Tudo sobre Pedra São Tomé

O que é a Pedra São Tomé, onde aplicar, formatos, cores, fotos inspiradoras e muito mais.

SAIBA MAIS

Preparo

Pedras São Tomé das Letras Caco. Use uma lona grande para que possa colocar toda a massa de cimento com areia, pois se não colocar pode vir a manchar o chão.

Mistura areia com cimento.

Separadamente misture dois litros de água com um litro de Adesivo chapix quartizolit (Adesivo CQ).

(Não coloque o Adesivo chapix quartizolit puro direto na massa com cimento, primeiro misture Adesivo CQ com água em um balde).

Após misturar bem o Adesivo CQ com água, jogue esse produto na massa.

Não use cal na composição da massa, faça em cima de uma lona, pois você pode vir a perder um pouco do produto.

Mecha a massa com a enxada até ficar no ponto e mantenha a massa reunida, porque se ficar separada secará rapidamente.

Passo a passo Pedras São Tomé Caco

Varra bem o local onde as pedras vão ser colocadas.

Pegue o cimento e coloque em um balde, pois isso facilitará sua locomoção até próximo as pedras.

Coloque as pedras nas posições que você quer que fique e umedeça as pedras com água.

Não é para encharcar umedeça com uma broxa com água.

Coloque a massa em uma peneira e espalhe a massa com a colher de pedreiro, faça com que a massa entre dentro das juntas entre as pedras, é natural que você suje a pedra.

Não tenha medo se sujar a pedra mas também não de um banho de cimento por cima delas.

Lembre se que seu foco é passar a massa no vão, por conta disso não deve ter medo de sujar um pouco as pedras, passe até mesmo nos espaços pequenos. Lembre se de deixar tudo plano.

Após a aplicação em tudo aguarde cerca de 28 minutos, alguns locais podem ficar com certas bolhas de ar, então passe o que sobrou de cimento em cima delas para cobrir.

Aguarde cerca de uma hora e toque no local onde aplicou a massa, verifique se está bem seca e se não sai nenhum resquício em seus dedos.

( Não deixe secar por muito tempo, Porque isso vai dificultar na hora da limpeza das pedras).

Atenção necessária

A massa não pode ficar muito tempo parada, pois pode secar rapidamente.

Na aplicação das massas esteja sempre de luva.

Cuidado para não deixar a massa secando por muito tempo, pois o local onde aplicou cimento por cima das pedras pode secar e ser difícil na hora de retirar.

Na hora da aplicação da massa nas pedras não deixe nenhum vão para que a água penetre, pois futuramente poderá estragar seu trabalho.

Fique atento para a massa não cair dentro de canos ou circulações de esgoto, porque isso poderá trazer problemas futuros.

Não faça em dias chuvosos onde a chuva possa ter contato direto com a pedra e a massa, pois pode obviamente estragar toda a massa que fez.

Em climas frios a massa pode demorar até três horas para estar totalmente seca.

A utilização de rodo de borracha pode deixar falhas na hora da aplicação da massa nas pedras.

O acabamento das juntas devem sempre ficarem lisas, por conta disso é mais eficiente que se use areia média ao invés de ser utilizado a areia grossa.

Quantas horas tenho que esperar até fazer a limpeza das pedras?

R: O tempo que você vai esperar até limpar as pedras vai depender da temperatura da sua cidade.

As vezes pode demorar 60 minutos ou até uma hora e meia, isso vai variar.

Você vai saber a hora certa quando tocar em todas as partes da massa e ver que está seca e firme. O habitual costuma ser uma hora.

Como faço a limpeza das pedras após a aplicação de cimento?

R: Para poder fazer essa limpeza após a aplicação de massa no vão das pedras, você não poderá deixar com que seque por muito tempo, porque isso vai dificultar muita na limpeza

Materiais:

Esponja grossa.

Balde de água potável.

Passo a passo:

Molhe a esponja e passe nos locais aonde quer limpar as pedra, passe em movimentos circulares alisando as juntas sem aprofundar a massa.

Deixe o local onde está aplicando bem molhado, molha a espuma constantemente na água, pois quanto mais água melhor.

Troque a água quando ver que está muito suja, porque se não estará limpando sujeira com sujeira.

Quanto tempo demora para rejuntar pedra de São Tomé?

R: Isso vai depender de quantos metros você vai trabalhar e da eficácia do seu trabalho.

Um profissional pode levar entre duas horas e meia a três horas na aplicação da massa nas juntas, esperando na secagem e na limpeza da massa trabalhando em uma área de 7m ² a 8 m ² .

Posso assentar pedra são tomé com argamassa?

R: Sim! A massa para assentar pedra são tomé pode ser com argamassa do tipo: AC-I, AC-II, AC-III e AC-III E. É recomendável que você utilize “weber.col pedras rústicas e ardósia” para assentar pedra são tomé.

Revestimento

Pedra São Tomé Parede – Como Assentar, Tipos, Fotos e Videoaula Explicativa

Pedra São Tomé Parede

Querendo aplicar a Pedra São Tomé Parede? Nesta publicação iremos conferir algumas ideias sobre os tipos de pedra São Tomé que podem ser aplicadas com sucesso em paredes. Além de fotos, tipos de produtos, você também poderá assistir a videoaula e aprender assentar a pedra são tome em seus projetos.

Tipos de fachadas

O assentamento de pedras São Tomé pode ser aplicado em ambientes internos e externos, conforme ilustra a foto abaixo.

Pedra São Tomé Parede
Fotos de Pedra São Tomé na Parede

Tipos de Pedras São Tomé Parede

Pedra Canjiquinha na Parede do Quarto

Pedra Canjiquinha no Quarto

Observe que a aplicação da Pedra Canjiquinha foi feita em fachadas externas e em ambiente interno. A primeira foto ilustra que a aplicação foi feita em uma coluna da área externa do imóvel e, na foto seguinte, observamos que ela foi aplicada na cozinha, mas ela pode ser aplicada em quaisquer ambientes do imóvel: de acordo com a criatividade do arquiteto ou decorador.

Caco na Parede da Sala de Estar

Caco São Tomé na Parede da Sala

Na terceira foto, temos o destaque da aplicação do Caco amarelado em uma sala de estar, mas ele pode ser assentado não apenas na parede, mas como piso. Sua aplicação se faz com sucesso em quintais, no entorno de piscinas, no calçamento, muros e fachadas, ou seja, onde a criatividade desejar.

Mosaico São Tomé na Parede

Mosaico São Tome Parede da Escada

Na segunda e na quarta foto, ainda observamos que o tipo de pedra aplicada foi o Mosaico São Tomé. Na foto dois uma das paredes da cozinha foi revestida com mosaico e na foto quatro, a aplicação dela foi na parede da escada. O mosaico também pode ser aplicado com sucesso em salas, quartos, entres outras áreas internas e externas.

Como Assentar Pedra São Tomé na Parede

Que tal economizar dinheiro em seu projeto? Gostaria de saber ou de aprender passo a passo como é feito o processo de assentamento da pedra extraída da cidade de São Thomé das letras, em paredes? Fizemos uma videoaula explicativa que vai te ensinar como prepara a massa e fazer o assentamento de pedra São Tomé na parede. Na videoaula você vai aprender assentar a pedra canjiquinha, o mosaico e o caco.

SAIBA MAIS

A Pedra São Tomé na decoração de ambientes reflete beleza, elegância e glamour nas paredes, calçadas, muros, piscinas, escadas, podendo expandir a uma ampla área de aplicação.

SAIBA MAIS

Revestimento

Pedra São Tomé O Que É, Como Assentar, Limpar e Tudo Sobre

O que é a Pedra São Tomé?

A Pedra São Tomé é mundialmente conhecida por sua beleza e sua extração é feita somente na cidade de São Tomé das Letras. Trata-se de um mineral de quartzito alta durabilidade e dureza, sendo considerada 7 na escala mohz, portanto, é resistente ao atrito, além disso, não absolve calor, é antiderrapante, não descasca, não esfarela e é o produto mais indicado por arquitetos e decoradores.

A Pedra São Tomé na decoração de ambientes reflete beleza, elegância e glamour nas paredes, calçadas, muros, piscinas, escadas, podendo expandir a uma ampla área de aplicação.

Considerada como pedra mística ela vem sendo aplicada em ambientes internos e externos, sendo um produto de extrema beleza, energia e poder, proporcionando harmonia e elegância aos mais diversos ambientes.

Extração do Produto

A pedra extraída de São Tomé das Letras é comercializada em vários tamanhos, formatos, cores e preços, sendo indicada por decoradores de ambientes e arquitetos por ser um produtos de alta durabilidade e beleza, além disso, outras características serão apresentadas logo em seguida.

Extração Pedra São Tomé

Pedra São Tomé Cores

Durante a extração do quartzito são tomé é comum extraí-la nas seguintes colorações: branca (esbranquiçada ou acinzentada), amarela (amarelo alaranjado indo para o marrom claro e escuro) e rosa (rosada claro e escuro), conforme foto a seguir.

Pedra São Tomé Cores

Principais características da Pedra São Tomé tipo exportação

Aplicação: Interna e externa, utilizada como pisos e revestimentos

– Absorção: Baixa
– Composição principal: 95% de sílica
– Cores: Amarela, Branca, Mesclada e Rosada
– Dureza: Quartzito 7 na escala mohz
– Formatos: Pedra serrada com cortes regulares e irregulares
– Local de extração: São Tomé das Letras (MG)
– Marca: Pedra São Tomé
– Perda na aplicação: média 10% a 15% serradas 15% a 20% irregulares
– Produto final: Quartzito
– Qualidade: Exportação
– Resistência: Alta
– Superfície: Plana e áspera
– Textura: Aderente
– Tonalidade: Manchadas e rachadas no padrão da cor
– Unidade de medida: m2 (metro quadrado)

Tipos da Pedra São Tomé

Borda de piscina

Para borda de piscina São Tomé oferecemos três tipos de acabamentos: boleado, meio boleado e reto, facilitando assim a adequação do seu projeto sem precisar investir nada mais por isso. Produto de extrema beleza é atérmico e antiderrapante, oferecendo segurança para os usuários. Por isso, a borda é distribuída nas seguintes medidas: 57 x 57 cm, 47 x 47 cm, 37 x 37 cm, 30 x 30 cm, 27 x 57 cm, 22 x 47 cm, 17 x 37 cm e 15 x 30 cm, branca, amarela, mesclada e rosa.

Pedra para Piscina Borda Branca Amarela Rosa

SAIBA MAIS | PEDIDO DE ORÇAMENTO

Cacão ou lajão

O Cacão ou lajão de pedra São Tomé é muito resistente, sendo distribuído em tamanhos irregulares, nas cores: branca acinzentada, amarelada e rosada. São de 3 a 7 peças por m2, nos tamanhos aproximados: 40x50cm, 50x50cm, 40x60cm, 25x50cm, 30x60cm, porém pontiagudos e sempre em formatos irregulares, com espessura média entre 4 a 6 cm por peça, podendo ser aplicado com sucesso em jardins, ruas e calçamentos.

SAIBA MAIS | PEDIDO DE ORÇAMENTO

Caco

A pedra São Tomé caco oferece um ótimo acabamento em áreas internas e externas por um preço bem acessível. O Caco Pedra São Tomé é distribuído por m2, nas cores: branca, rosa e amarela, com tamanhos irregulares que podem ser aplicados com sucesso em: calçamentos, muros, quintais e piscinas. Produto de extrema beleza é atérmico, de baixa absorção e de alta durabilidade.

Pedra para Piscina Caco branco e Amarelo

SAIBA MAIS | PEDIDO DE ORÇAMENTO

Pedra Canjiquinha ou Filete de Pedra São Tomé

A Pedra Canjiquinha é utilizada na decoração de ambientes internos e externos, oferecem do um excelente acabamento. Produto de qualidade de exportação, o Filete de Pedra São Tomé é distribuído nas cores: branca e amarelada. Trata-se de um produto de alta durabilidade e com preço bem acessível, podendo ser aplicados em salas de estar, lareiras, cozinhas, churrasqueiras, outros.

Pedra Canjiquinha Branca Filete de Pedra Sao Tome

SAIBA MAIS | PEDIDO DE ORÇAMENTO

Mosaico

Mosaico pedra são tomé oferece um excelente acabamento e é distribuído nos seguintes tamanhos: 10 x 10 cm, 10 x 20 cm e 20 x 20 cm, nas cores: branca e amarela, com preço por m2. É aplicado com sucesso em fachadas, salas de estar, paredes, cozinha, escadarias, outros.

SAIBA MAIS | PEDIDO DE ORÇAMENTO

Rodapé

Rodapé Pedra São Tomé oferece excelente acabamento em escadarias ou em áreas externas quando aplicados como degraus. É um produto de alto padrão de qualidade, de extrema resitência, indicado para escadarias, áreas de passeios, estacionamentos. O rodapé é distribuído por mt linear nas cores: branca, rosa e amarela e seu preço é bem acessível.

SAIBA MAIS | PEDIDO DE ORÇAMENTO

Serrada

Pedra serrada São Tomé faz parte de um acabamento do tipo Refinado que, além de oferecermos um produto alta durabilidade e baixa absorção, já sabemos que a pedra tem características atérmica e antiderrapante, podendo ser aplicada com sucesso em áreas internas e externas, sendo distribuída nos tamanhos de: 57 x 57 cm, 47 x 47 cm, 37 x 57 cm, 37 x 37 cm, 27 x 57 cm, 22 x 47 cm, 17 x 37 cm e 15 x 30 cm e nas cores: branca, amarela, mesclada e rosa.

Projeto Piscina São Tomé

SAIBA MAIS | PEDIDO DE ORÇAMENTO

Tamanhos especiais da Pedra São Tomé

Trata-se de uma categoria de produtos das quais oferecemos produtos de cortes serrados especiais, nos tamanhos: 20 X 40 cm, 25 X 50 cm, 30 X 60 cm, 40 X 40 cm, 40 X 60, 40 X 80 cm, 50 X 50 cm, 60 X 60 cm, 80 X 80 cm, 50 X 1,00 cm, 60 X 1,20 cm e 1,00 X 1,00 mt. Medidas de qualidade de exportação.

Pedra são tomé retangular

PEDIDO DE ORÇAMENTO

Informações úteis para seu projeto

Como assentar pedra são tomé?

Através dessa publicação você tem acesso ao vídeo explicativo sobre como assentar a pedra na parede sem ser um profissional qualificado.

SAIBA MAIS

Como limpar pedra são tomé?

Aprenda através desse artigo como limpar a pedra com maior eficiência sem que comprometa com a beleza e naturalidade do mineral.

SAIBA MAIS

Revestimento Tipos da pedra são tomé

Pedra São Tomé direto da Jazida – Qualidade Exportação

Pedra São Tomé Legítima! Qualidade Exportação! Pedra São Tomé direto da Jazida é aqui! Revestimento Natural! Melhor preço, vários tamanhos e cores.

Pedra São Tomé direto da Jazida

A Pedra São Tomé branca, amarela ou rosa é distribuída em vários formatos, tamanhos e preços; revista parede, calçada e piscina com pedra são tomé.

A Pedra São Tomé é um produto mineral que só pode ser extraído direto das jazidas da cidade de São Tomé das Letras, portanto, não compre imitação.

A Pedra São Tomé são usadas em fachadas, calçamentos e na decoração de ambientes internos, sendo fornecida nas cores amarelo-alaranjado indo para o marrom.

Pedra São Tomé direto da Jazida

Borda de Piscina

Pedra São Tomé para piscina em vários tamanhos: 57 x 57 cm, 47 x 47 cm, 37 x 37 cm, 30 x 30 cm, 27 x 57 cm, 22 x 47 cm, 17 x 37 cm e 15 x 30 cm. Nas cores: amarela e branca. Preço por m2, com entrega em todo território nacional.

Tudo sobre | Preços

Caco São Tomé

O caco são tomé é distribuído por m2, nas cores: branca e amarela, com tamanhos irregulares que podem ser aplicados em: calçamentos, muros e piscinas. O produto é vendido por m2 e a entrega é feita em todo Brasil.

Tudo sobre | Preços

Cacão São Tomé

O cacão pedra são tomé é distribuído em tamanhos irregulares, nas cores: branca e amarela. Pode ser aplicado em: jardins, escadarias, ruas e no entorno de piscinas. O preço do cação ou lajão são tomé é vendido por m2, com entrega em todo Brasil.

Tudo sobre | Preços

Filete ou Pedra Canjiquinha

O filete são tomé é utilizado para revestimento em: salas de estar, lareiras, cozinhas, churrasqueiras, outros. Disponível nas cores: branca e amarelo mesclado. O filete ou pedra canjiquinha é vendido por m2, com entrega em todo território nacional.

Tudo sobre | Preços

Mosaico São Tomé

Mosaico pedra são tomé em vários tamanhos: 5 x 5 cm, 5 x 10 cm, 10 x 10 cm, nas cores: branca e amarela, com preço por m2. É aplicado em fachadas, salas de estar, paredes, cozinha, outros. Entregamos em todo território nacional.

Tudo sobre | Preços

Pedra Serrada

Pedra serrada são tomé em vários tamanhos e formatos: 57 x 57 cm, 47 x 47 cm, 37 x 37 cm, 30 x 30 cm, 27 x 57 cm, 22 x 47 cm, 17 x 37 cm e 15 x 30 cm, nas cores: branca e amarela. É utilizado como piso por ser antiderrapante. Preço por m2, com entrega em todo Brasil.

Tudo sobre | Preços

Rodapé São Tomé das Letras

Rodapé pedra são tomé é vendido por metro linear. São utilizados para assentamento em degraus, escadarias, outros. É possível personalizar tamanhos nas cores: branca e amarela. Distribuição e entrega para todo território nacional. Preço por metro linear.

Tudo sobre | Preços

Considerações

GARANTIMOS a entrega do legítimo quartzito São Tomé das Letras porque a “Pedra São Tomé” só pode ser extraída da cidade de São Tomé das Letras. Assim, certamente, você ficará satisfeito com a qualidade do produto. Portanto, não aceite imitações, aliás, descubra a diferença entre a Pedra São Tomé e a Pedra Mineira, afinal, existe uma grande diferença entre elas, incluindo: preço, qualidade, durabilidades, entre outros. Então, sinta-se a vontade para fazer um orçamento conosco, afinal, estamos em pronto atendimento. Então, dê o próximo passo agora mesmo a fim de que possa obter informações de que precisa.

Revestimento

Como assentar o rodapé com pedra são tomé?

Aprenda através desse artigo como se deve assentar o rodapé com pedra são tomé. Conheça quais são os materiais necessários.

Materiais necessários:

Argamassa branca ac3

Água

Balde, pois isso vai ajudar no preparo da massa

Espátula de rejunte

Areia média

Nivelador laser

Colher de pedreiro

Luvas

Broxa

Esponja

Balde de água

Espaçador de pedreiro de 1mm

Desempenadeira dentada, pode ser de grande ou média

Metro

Martelo de borracha de pedreiro

Espátula para rejunte

Primeiro passo

Verifique a parede.

Veja se está ressaltada ou se ela está alinhada, caso estiver alinhada ficará mais simples de instalar.

Se estiver com curvatura deve tomar um certo cuidado, pois na hora do assentamento pode ter falhas.

Passe uma espátula limpa na parede para tirar pequenas sujeirinhas de cimento caso tenha.

Depois Impermeabilize somente a área que for instalar o roda pé.

Selecione as pedras para assentar na parede, limpe todas elas caso estejam com algum tipo de sujeira, pois isso poderá ficar com uma estética feia.

Recorte as perninhas de alguns espaçadores de 1mm para poder auxiliar na hora da colocação.

Utilize o nivelador a laser, ou um nivelador normal se preferir, para ajudar na hora da colocação das pedras.

Prepare a massa com argamassa ac3, atrás do pacote da argamassa estará entrando em mais detalhes qual a  quantidade de água e de terra que serão necessárias utilizar.

Tome cuidado para a massa não ficar muito mole nem muito dura, pois isso pode prejudicar no seu assentamento.

Faça todo esse processo em um balde para facilitar na hora na instalação.

Feito tudo isso vamos para o próximo passo.

Colocação

Antes de fazer a instalação você deve saber que o tamanho da desempenadeira pode mudar o resultado.

Por exemplo a desempenadeira de 12x24cm vai fazer com que tenha mais massa.

Já uma desempenadeira de 6x6cm consequentemente terá menos massa.

Geralmente se utiliza a desempenadeira maior para assentar áreas com problemas de nivelamento interno, pois a massa pode “cobrir” o erro.

Consciente disso vamos agora falar da instalação.

Pegue a massa com a colher de pedreiro e coloque na área da pedra onde irá fixar na parede.

Com a parte lisa da desempenadeira passe toda a a argamassa na área que ficará grudada na parede.

Cuidado para não colocar  pouco e nem colocar muito, porque poderá prejudicar no assentamento.

Depois com a parte dentada da desempenadeira passe de cima para baixo no cimento que está na pedra, para ficar mais alinhado.

Feito isso, coloque no local onde vai ser o rodapé.

A utilização  do nivelador a laser vai ajudar, pois com ele você pode verificar se vai ficar torto ou não.

Portanto utilize um nivelador, ele sendo a laser ou não.

Coloque na parede e bata com uma leve força na pedra para ajudar a fixar.

É agora que você vai utilizar os espaçadores que cortou no primeiro passo.

Coloque os pequenos de baixo da pedra nas duas pontas, não tenha medo de mover um pouco a pedra.

Verifique se a pedra que instalou está reta.

Continuando

Feito isso repita o processo de colocar a massa na pedra. Depois coloque na parede.

Coloque um bem do ladinho do outro, depois utilize um espaçador, agora inteiro, para separar 1cm do rejunte entre uma pedra e outra.

Pois isso vai ajudar com que não aconteça estrago nas peças.

Não tenha medo de mover a pedras, pois repetindo esse processo seu assentamento ficará bem mais correto.

Verifique novamente se ela está da mesma altura que a outra, e se não tem nenhum ressalto também entre uma pedra e outra.

Vá fazendo aos poucos e verificando se estão instaladas corretamente.

O jeito mais correto é fazendo aos poucos, porque assim você irá corrigindo seus erros.

Após a instalação de uma área toda, você irá ver que ficou leves “falhas” no cimento na parte de cima.

Para corrigir isso é simples, basta calefastar o rodapé, pegue a espátula de rejunte coloque massa e passe em toda a área que a massa ficou unilateral.

Não tenha medo de sujar um pouco a pedra na parte de cima, porque querendo ou não vai sujar.

Verifique se não está caindo massa nos espaços da pedra.

Caso esteja pegue outro espaçador e limpe com a pontinha, pois isso vai ajudar na hora do rejunte.

Espere secar para poder limpar, porque pode estragar seu trabalho.

O tempo que poderá demorar a secar pode ser de duas a quatro horas.

Em todo caso, passo o dedo suavemente na parte de cima com o cimento para ver se está totalmente seco.

Após ver que está seco pegue uma buchinha com água e passe na parte de cima com cuidado para tirar a sujeira de cimento na pedra.

Após secar totalmente, retire os espaçadores de 1mm.

Agora você irá fazer o rejunte nessas áreas.

Rejunte

A parte do rejunte é simples, os materiais que irá precisar serão:

luvas

Espátula de rejunte ou uma bisnaga de ketchup.

Esponja

Balde de água

Primeiro passo

Limpe a área com uma esponja e água.

Depois escolha entre usar uma espátula e ou uma bisnaga.

Caso escolher a bisnaga, a massa tem que ter um pouquinho mais de água para facilitar na hora da colocação.

Coloque a massa na bisnaga ou na espátula para o rejunte.

Instalação

A Instalação é simples, passe nas áreas que ficou pequenos buraquinhos.

Não tenha medo de sujar a pedra.

Utilize o dedo com a luva para cobrir os buraquinhos.

Espere secar, entre uma a duas horas.

Depois de seco pegue novamente a esponja com água e limpe todo o cimento na pedra.

É necessário que limpe pois se não irá estragar a estética da pedra São Tomé.

Avisos

Utilize os espaçadores, pois sem eles com o tempo o assentamento poderá estragar com o contato da água.

Não é necessário ter nenhum material caro, desde que ele tenha a eficiência do mesmo.

Não deixe de limpar a pedra para não deixa las manchadas.

Dúvidas comuns

A utilização de luvas é necessária?
R. Isso vai depender de você ter algum tipo de alergia nos materiais utilizados, caso tenha não só a utilização de luvas como também a utilização de máscara será necessário.

Pode utilizar argamassa cinza?
R. Não é recomendável para aplicação de pedra São tomé, pois pode manchar e ficar mais visível na parte do assentamento.

Vai ser necessário pintar a parede depois do assentamento?
R. Muitas vezes sim, pois a massa de cimento branca pode sujar um pouco a parede.
É recomendável que pinte, para deixar o projeto mais bem feito.

Qual o melhor tamanho para o roda pé?
R. Isso vai depender do gosto do cliente, ambas pedras tanto larga quanto fina possuem as mesmas propriedades, é questão de gosto.

O rejunte é necessário?
R.Sim, principalmente em áreas externas que pegam sol e chuva.
Caso tiver espaços entre o assentamento poderá entrar água e estragar o assentamento com o tempo, trazendo prejuízo.

O espaçador de pedreiro   tem que ser de 1mm?
R. Não necessariamente, porque isso é mais questão de estética, vai do gosto do cliente.
Lembrando que os espaçadores são necessários para um assentamento de qualidade.

Esse artigo tem o intuído de explicar como faz o assentamento de rodapé, consulte um profissional para tirar melhor suas dúvidas.

Se interessou? Que tal conhecer nossa Tabela de preços da pedra São tomé.

 

Revestimento

Filete de Pedra ou Filete de Cerâmica?

Conheça através desse artigo quais são as vantagens de se ter o filete de pedra original, ao invés do piso artificial feito de cerâmica.

O filete de pedra é um material adquirido exclusivamente da cidade de São Tomé das Letras no estado de Minas Gerais.

As pedras de São Tomé costumam se destacar por conta da sua resistência, durabilidade e sua incrível capacidade de não aquecer muito no sol.

Essas pedras se destacam tanto que até mesmo as ruas da própria cidade, onde é extraída, são feitas inteiramente com essas pedras.

Filete

Falando um pouquinho mais sobre a pedra Filete.

Ela tem o corte no formato de um paralelepípedo.

Podendo também ter várias tons de cores como amarelado, rosado, esbranquiçado ou até mesmo em um tom mais acinzentado.

Elas costumam ser usadas em sua maioria apenas em revestimentos de paredes.

E quando compradas costumam geralmente vir em cortes uniformes, pois na montagem da a chance do assentamento ser mais artístico.

Por que dar preferência ao material original?

A pedra filete trará ao ambiente um toque de originalidade, porque diferente do piso de cerâmica ela da um toque 3D.

O piso de cerâmica sempre seguirá um padrão, por isso na sua montagem o padrão ficará bem visível.

Tanto o piso quanto o filete em si não são muito caro.

Apesar da montagem do filete ser um pouco mais demorado, o resultado é superior a uma montagem de cerâmica no quesito estético.

A pedra são tomé é um Quartzo (wikipedia), considerada 7 na escala mohz.

Ou seja ela é muito mais resistente e durável do que um piso de cerâmica.

“Mas pedra da mais trabalho de limpar”, isso não é 100% verdade. Ainda mais no assentamento de parede, pois o contato com sujeiras é quase nenhum.

Salvo algumas raras vezes que terá que tirar um pouquinho de pó.

Em suma o filete além de não ser difícil de limpar trará um aspecto mais original ao seu projeto.

Tabela de preços

Revestimento

Como Assentar Pedra Canjiquinha São Tomé na Parede

Aprenda através desse artigo o processo artesanal de como assentar a pedra canjiquinha na parede sem estragar ou comprometer a aparência da pedra.

Materiais necessários:

Luvas

Mascara

Bota de borracha

Argamassa colante ACIII porcelanato ou granito (Mas sempre branca)

Makita

Nivelador laser

Colher de pedreiro

Desempenadeira

Areia media

Pedra canjiquinha

Balde de água

Trena

Martelo de pedreiro

Esponja com água

Fase introdutória:

A parede terá que estar reboca e lisa, pois assim a instalação ficará correta.

Nivele a parede com um nivelador automático (pode ser outros tipos, desde que esteja nivelada) na altura e largura que deseja.

Primeiramente Corte com a makita 0,5cm em cada ponta da canjiquinha, para que na hora da instalação não fique tudo torto.

Evite cortar mais do 0,5cm quando necessário, pois dependendo do corte você poderá estar perdendo um pouco de material.

Você irá separar todas as suas pedras canjiquinhas.

A separação deverá ser feita com pedras canjiquinhas da mesma altura, portanto não se preocupe se a pedra for mais larga que a outra.

O importante aqui é que ela tenha a mesma altura, pois caso não tiver no momento de instalação irá ficar torta.

Prepare pouca massa, porque é um processo demorado e a massa poderá secar rapidamente.

Misture bem a massa, e deixe ela secar um pouquinho para que não escorra na parede.

Instalação:

Antes de começar instalar você irá pegar algumas canjiquinhas da mesma altura e colocar na reta da parede, fazendo uma primeira carreira sem colocar a massa.

Esse passo é importante porque assim conseguirá combinar melhor as pedras, fazendo com que tenham a mesma altura.

Como assentar pedra canjiquinha
Fonte da foto: ribamarcantanhede

Existe duas formas que você poderá instalar.

Primeiramente poderá instalar jogando a massa na pedra e colocando diretamente na parede.

Dessa forma terá que colocar a massa nas bordas para que outros filetes possam grudar também.

Vá colocando uma a uma na parede, tirando os excessos.

Após ter terminado a primeira fileira jogue a massa na parte de trás das pedras.

Não poderá ter uma bolha de ar, pois isso fará com que as pedras fiquem menos firmes.

Não tem problema sujar um pouco a pedra na parte de cima.

Para limpar a sujeira de massa na pedra é só pegar uma esponja com água e passar por cima, retirando a camada de sujeira.

Lembrando, sempre comece de baixo para cima, nunca pelo meio, pois assim seu trabalho ficará porco.

Segundamente o outro método você terá que jogar a massa diretamente na parede.

Como é um processo demorado, não recomendamos que faça dessa forma a menos que seja uma pessoa com um pouco mais de experiência.

Pegue o cimento com a colher de pedreiro e coloque a massa na  desempenadeira, através dela a utilize para espalhar a massa.

É um processo artesanal por isso não tenha pressa.

Alertas

Sempre use equipamentos como luvas, botas e máscaras, pois são equipamentos perigosos e tóxicos.

Faça sempre pouca massa, para que assim consiga ir fazendo tudo aos poucos.

Atrás do pacote de cimento branco que decidiu comprar sempre irá falar a quantidade de água exata para que a massa fique boa.

Sempre tire o cimento na parte visível da pedra, para ficar com uma aparência bonita.

É natural que uma pedra fique mais larga que a outra, ela tem um aspecto rústico.

Caso não queira que fique toda torta faça um espaçamento de 1cm de massa para aprofundar as pedras mais grosas.

Caso não tenha experiência em mexer com massa coloque uma lona ou papelão em baixo, para que assim não suje o chão.

Dúvidas

A pedra canjiquinha e palito são as mesmas coisas?

R. São nomes diferentes para a mesma pedra, canjiquinha, palito e até mesmo filete, é uma pedra exclusiva que só vem da cidade de São Tomé em Minas Gerais.

Pode usar argamassa cinza?

R. Não se você quiser que o assentamento da pedra fique bonito, a argamassa cinza fica visível no assentamento da pedra.

Nivelar a parede é realmente importante?

R. Sim, pois sem ele o trabalho poderá ficar desleixado, todo torto. É obrigatório que use.

Tem necessidade de usar nível em todas as fileiras, ou pode fazer igual revestimento tirar nível só na primeira e depois segue uma sobre a outra?

R. Necessidade não tem, afinal as pedras são bastante uniformes. Só estaria perdendo tempo fazendo isso. É interessante nivelar até aonde quer que chegue.

Quantos dias mais ou menos um pedreiro leva para revestir uma parede de aproximadamente 14 metros quadrados?

R. Um profissional da área fazendo uma parede reta demoraria uns 3 a 4 dias.

Tabela de Preços

Revestimento

Como Assentar Mosaico Pedra São Tomé na Parede

Nesta publicação você vai aprender como assentar Mosaico Pedra São Tomé. A explicação foi feita passo a passo para melhor compreensão. Caso tenha interesse em saber o que é um mosaico (Wikipédia).

Materiais Necessários para Assentar Mosaico Pedra São Tomé

Laser para nivelar.

Argamassa branca ac3.

Colher de pedreiro.

Desempenadeira com dente.

Martelo de madeira.

Balde para fazer argamassa.

Piso de mosaico ou as pedras para o mosaico.

Lona.

Máscara.

Água.

Balde extra com água.

Broxa.

Pedra são tomé, mosaico já pronto ou pedras avulsas.

Procedimentos:

A quantidade de água que você terá que colocar estará escrita no pacote de argamassa ac3 que comprou.

Primeiro jogue a quantidade de água necessária no balde aberto para que possa misturar a sua argamassa.

Depois jogue um pacote de argamassa branca ac3 e então misture, até a massa ficar no ponto.

Use o laser para nivelar certinho o seu assentamento, pois sem ele poderá ficar torto.

Caso tenha decidido fazer com os pisos já prontos coloque o laser na altura e largura dos pisos. Retire a telinha que vem atrás para que assim tenha uma aderência melhor.

Caso tenha decidido montar o seu mosaico com pedras avulsas experimente colocar 30x30cm.

Passo a passo

De início esse processo terá que ser feito em pequenos locais. Molhe a parede com a broxa nos locais onde será revestido a pedra.

Utilize a colher de pedreiro para colocar a argamassa na desempenadeira e então passe somente nos locais onde molhou. Faça o processo de baixo para cima, não permitindo que fique muito fina ou muito grossa.

Coloque o piso de pedras ou as pedras separadas  na parede, e então de leves batidinhas com o martelo de madeira para ficarem bem firmes.

Não deixe espaços entre uma pedra e outra ou um piso e outro, pois não irá ficar com o resultado desejado.

Respeite as tomadas na parede, por isso ajuste o seu mosaico para que não tenha problemas com tomadas ou fios.

Apos a aplicação de tudo toque no seu mosaico para ver como ficou.

Considerações finais

Deixe secar por duas horinhas, para que assim seu mosaico fique firme.

Retire as sujeiras que você fez nas pedras, para ter um resultado melhor.

Aviso

Caso tenha alergia aos materiais utilize máscara, blusas de manga longo, luvas, calça e sapatos fechado, para que assim evite complicações na sua saúde.

Use três sacos de argamassa ac3 para cada 9 metros de parede. Por fim terá 60kg de argamassa.

É melhor comprar Mosaico já pronto ou montar as pedras?

Isso vai depender do resultado que vai querer ter, pois o mosaico já pronto tem um padrão perceptível na parede. Mas o Mosaico que você for montar  não terá o mesmo padrão, pois terá uma liberdade maior na hora do assentamento.

Dará mais trabalho montar o mosaico se for feito pedra por pedra, porque se você não tem muita habilidade poderá facilmente sair errado ou não ficar do resultado esperado.

Comprando o mosaico já em formato de piso facilitará o assentamento, mas se você não cortar o piso o padrão ficará facilmente reconhecido.

Tabela de preço do produto

Revestimento Uteis

Como Limpar Pedra São Tomé?

Aprenda através desse artigo como limpar pedra são tomé com maior eficiência sem comprometer a beleza e naturalidade da pedra.

Materiais necessários para limpar pedra são tomé:

Hidrolimpiadora (wikipédia) ou mangueira, mas a Hidrolimpiadora ajuda um pouquinho melhor a tirar a sujeira comparada a mangueira.

Limpa pedra cris água.

Vassoura.

Regador (Ajuda a economizar o produto).

Medidor para medir a água.

Luvas.

Botas de borracha.

Máscara.

5 litros de água.

Preparo:

Vista suas botas de borracha, sua luva e coloque a máscara, pois isso evitará complicações de saúde.

A pedra terá que estar seca e o sol não pode estar muito forte, porque se não o produto secará rapidamente.

Coloque 1 litro de limpa pedra cris água dentro do regador, acrescente mais 5 litros de água. (Use o medidor para fazer a separação correta).

Não é necessário que você misture o produto, porque a mistura já ocorre automaticamente.

Passo a passo:

Com o regador jogue a mistura na pedra, esfregue somente nas áreas onde molhou.

Continue esfregando em movimentos circulares com uma certa força durante três minutos, para que assim tenha um resultado melhor.

Não permita que fique secando lá por muito tempo, após esses três minutos utilize a Hidrolimpiadora ou a mangueira para que assim consiga retirar o produto da superfície da pedra.

ALERTA

É necessário a utilização de máscara,luvas e uma bota de borracha, por ser um produto químico forte.

Não jogue limpa pedra cris água diretamente na pedra sem que ocorra a mistura com água, porque isso pode danificar a pedra.

Não faça em dias muito quentes, pois o produto pode secar rapidamente estragando sua pedra, escolha os períodos da manhã ou até mesmo o fim de tarde para limpar.

Deve ser utilizado cinco litros de água para um litro de limpa pedra cris água. No próprio produto terá uma descrição melhor de como utiliza-lo.

De quanto em quanto tempo eu posso limpar a Pedra São tomé com produto químico?

É necessário que limpe a pedra a cada cinco ou seis messes usando o produto “limpa pedra cris água“. Não é recomendável que use esse produto semanalmente porque é altamente químico, se utilizado com extrema frequência poderá comprometer a durabilidade do revestimento, além de levar a desagregação de minerais do material rochoso.

Como deve ser feita a limpeza semanal?

A limpeza semanal não será necessária a utilização do limpa pedra cris água, porque é uma limpeza mais leve.

Materiais:

Detergente neutro

Água para misturar no detergente

Vassoura com pelo ou até mesmo uma escova de chão.

Regador

Rodo

Preparo:

Jogue bastante detergente neutro dentro de uma bacia com água e misture até formar um pouco de bolha.

Coloque dentro de um regador, para que assim economize o produto.

Separe um balde de água ou deixe uma mangueira com água por perto, pois precisará remover o produto.

Passo a passo:

Jogue bastante a água com detergente no chão e esfregue com a vassoura nas áreas onde jogou o produto.

Esfregue com uma certa força em movimentos circulares, pois assim conseguirá limpar melhor sua pedra.

Deixe agir por uns 60 segundos, depois retire o produto com água limpa. Utilize o rodo para que assim o processo fique mais fácil.

ALERTA

É necessário a retiração dos móveis para poder limpar as pedras, pois assim não ira estragar sua mobília.

Não jogue o detergente direto no chão, primeiro misture com a água.

Não é necessário a utilização de luvas, máscaras ou sapato de borracha, porque não é produtos altamente químicos.

Utilizar somente a lavadoura de alta pressão irá limpar a pedra São tomé?

A lavadoura de alta pressão é utilizada para retirar com água somente um pouco da sujeira superficial, ela jamais irá limpar a pedra encardida sem um produto próprio para limpar a pedra.

Como deve ser a limpeza da pedra logo após cair vinho tinto em cima?

Tintas, vinho tinto, refrigerante, graxas, óleo e gasolina quando em contato direto com revestimento devem ser limpos com água e detergente neutro o mais rápido possível, pois em contato prolongado com a pedra pode ocasionar manchas, os processos de limpeza são os mesmos da limpeza semanalmente.

É necessário que seja feito a limpeza semanal?

A limpeza pode ser feita semanalmente ou até mesmo quinzenalmente (a cada 15 dias), mas é necessário que você tenha uma frequência de limpeza, pois as pedras podem sujar com muita facilidade ainda mais aquelas pedras que estão em contato com o chão, o cuidado com a limpeza deve ser maior ainda.

ALERTA

Não utilize JAMAIS produtos quimicamente agressivos como querosene, soda caustica, álcool e solventes em pedras rústicas, porque isso irá estragar seu revestimento. De preferencia somente em produtos que tenham um PH neutro.

Pedra São Thomé

O que é, onde aplicar, quais tipos, tamanhos, cores, formatos, preços, ideias de projetos, fotos e como limpar?

Navegação por posts

Iniciar conversa
1
Quer um orçamento?
Olá!
Agilize seu Pedido de Orçamento recebendo instruções por aqui.
Powered by